Flash Player para Mobile é descontinuado, e agora?

Olá pessoal,

Que semana bombástica para os desenvolvedores que utilizam a plataforma Flash! Muitas notícias foram dadas e a maior parte desagradou a comunidade. Resultado, muita reclamação no twitter, blogs, gtalk, msn e skype.

Mas eu acho isso muito normal, já que a comunidade Flash é uma das mais passionais que eu já conheci. São vários os motivos que levam essa paixão pela tecnologia, vão muito além do prazer de programar, de apenas desenvolver um produto, mas isso é assunto para um outro post, neste, meu objetivo é falar com você sobre o que muda realmente na prática essa decisão da Adobe.

Para isso, eu gravei um screencast, mostrando um pequeno exemplo de aplicativo que roda em navegador, tentei visualizar o mesmo aplicativo através de um celular (vocês verão qual foi minha experiência) e por fim, instalei uma aplicação que está disponível no Android Market para que eu pudesse ver o mesmo projeto, mas de forma específica para aplicativos móveis.

O projeto é extremamente simples, mas todo o “core” é o mesmo para ambos os projetos, Mobile e Web. Existe um backend em Java, que também estou disponibilizando para download. Os projetos estão no final do post, se você não entende nada de SVN, GIT, CVS, etc, fique tranquilo, basta clicar no projeto, efetuar o download e importar em seu eclipse e/ou Flash Builder.

Assista o vídeo sobre o desenvolvimento do aplicativo e a experiência de utilizá-lo através de um navegador:

Aplicativos:

Acesso:

  • Usuário: admin
  • Senha: senha

Download dos fontes:


12 Comments

  • Rafaeli Pinheiro |

    Stefan, um dúvida para que o usuário instale essa aplicação no celular ele terá que ter instalado o plugin do Air antes? Ou na instalação da App o Air é solicitado?

    Outra dúvida:

    Sobre levar essa mesma app para o iPhone ou BlackBerry é o mesmo processo?

    Será que o Flash Builder vai compilar para Windows Phone também?

  • Stefan Horochovec |

    Rafaeli Pinheiro

    Veja só, se você não tiver o Adobe AIR instalado em seu dispositivo, automaticamente será sugerido o download. Irei fazer um post sobre isso explicando o processo de distribuição de projetos Mobile amanhã.

    Sobre iOS e Blackberry, sim, exatamente o mesmo processo. Para o iOS não há necessidade de você instalar o Adobe AIR.

    Olha, tudo leva a crer que sim, a Microsoft nunca criou barreiras para que nenhuma tecnologia pudesse ser executada sob sua plataforma, acredito que não será dessa vez que isso irá acontecer, mas teremos que esperar para ter essa certeza.

    Obrigado por visitar o blog.

  • roberval |

    Foi muito esclarecedor, trabalho com Delphi. Estou analisando a migração para outros ambientes.
    Muito obrigado.

So, what do you think ?

  • Current ye@r *